Como que fiz para definir a capa do meu primeiro e-book digital (Que logo será lançado...)

13/09/2025

Não é segredo para ninguém que meu primeiro livro digital está em produção, se já faz tempo que acompanha meus conteúdos de perto, sabe que criei um diário de produção para contar tim por tim como que está o processo de criação do primeiro manual prático da marca.

O manual ZT40 está demais e foi criado justamente para ajudar pessoas anônimas como eu, a estourar a bolha, sair da rotina, começar algo novo, satisfatório e dar um passo certeiro na internet, trabalhando com o que mais ama.

Um dos motivos que decidi criar o ZT40 foi para orientar mulheres comuns seja donas de casa, estudantes, trabalhadoras e mães de família a sair da rotina, deixar de pensar em todo mundo e focar em algo que dá resultado, que pode trazer retorno financeiro rápido e ainda trabalhar com o que amam e esse único caminho, a única opção é o digital não tem jeito.

Depois de meses observando o mercado, entendendo como funciona a mente e estratégias de perfis de sucesso no Instagram, resolvi colocar tudo que aprendi em um lugar só para que outras pessoas aplicassem também. Eu já contei de tudo por aqui, desde ferramentas, o que vai encontrar dentro do livro, respondi algumas perguntas específicas do e-book, contei como funciona meu processo de escrita e lapidação de conteúdo.

Mas hoje o foco é no design deste livro, mais especificamente como que fiz para definir a capa, posso ser super sincera com você?

Essa foi uma das partes mais difíceis de decidir, você não tem idéia. Apesar de ser super criativa e de ter noção de que design queria fazer. Conforme pesquisava, mais idéias eu tinha e mais confusa eu ficava sobre que elementos usar

Você por acaso já passou por algo assim? De ter que decidir alguma coisa, porém acabou mudando de idéia no trajeto? Uma coisa definida que queria na capa era a cor verde, porque faz parte da identidade da marca.

Escolhi verde porque dois dos seus significados são liberdade e esperança, basicamente é isso que a marca entrega uma forma acessível de todas as mulheres garantir a liberdade no digital e conquistar a esperança de um futuro melhor.

Não poderia ser mais que perfeito a escolha da cor!

Todo o processo de design e desenho da capa fiz sozinha, contratei profissionais terceirizados em casos pontuais.

Para ter idéias de como ficaria o meu primeiro e-book eu decidi pesquisar referências de capas no próprio google, em sites de banco de imagens como Freepik, pexels e pinterest. Eu coletava todas as referências de capas que gostava e guardava em uma banco de imagens no meu computador, assim conseguia decidir qual melhor caminho criativo seguir para criar o design.

Esse foi o primeiro protótipo da capa, mas eu acabei não gostando, estava simples demais e a idéia era criar uma capa divertida, diferente de e-books habituais de Marketing que tem cores sóbrias e costumam ter poucos elementos.

Lembra que eu disse que o que estava certo na capa era a cor verde, porém queria uma cor secundária, para sair do visual minimalista de uma cor só, então decidi colocar a cor amarela na capa, essa escolha não foi a toa.

Eu queria um ebook divertido, diferente de outros do mercado, o amarelo trouxe na capa descontração, alegria e otimismo que o e-book estava precisando.

Olha a quantidade de capas do novo livro que tive que fazer para chegar a melhor solução:

Acho que foi ao todo mais de 10 capas feitas até conseguir aprovar a ideal, o processo não foi fácil, mas não consigo abrir mão de capricho e de analisar cada detalhe. E acredito que isso me diferencia de outras marcas. Enquanto outros estão satisfeitos em usar inteligência artificial em seus livros, criar capas comuns e cobrar barato, tem outros que demoram até meses para criar um produto. Mas vale a pena porque a capa ficou com um resultado excelente.